quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
15 CARACTERÍSTICAS DE UM PROFESSOR DO SÉCULO XXI
Enquanto escrevo, estou tentando recordar se alguma vez já ouvi frases como “o professor do século 20” ou “o professor do século 19”. Uma pesquisa rápida no Google me afirma que não existe uma combinação de palavras como essas. Mudar o “20” para “21” traz diferentes resultados: a escola do século 21, a educação do século 21, o professor do século 21, as habilidades do século 21 — estão todas lá! Então, eu pesquisei por hashtags no Twitter e livros na Amazon e os resultados foram os mesmos; nada para “professor do século 20” enquanto muitos resultados para “21”: #teacher21, #21stcenturyskills, #21stCTeaching; e nada de livros com títulos contendo “século 20”, enquanto encontrei alguns como “aprendizado e ensino no século 21”.
Obviamente, ensinar no século 21 é um fenômeno totalmente diferente; nunca antes foi possível que o aprendizado acontecesse da forma como ocorre hoje — em todos os lugares, a todo momento, em qualquer tópico possível, auxiliando qualquer estilo de aprendizado ou preferência. Mas o que realmente significa ser um professor do século 21?
Abaixo estão 15 características deste profissional:
Salas de aula focadas no aluno e instruções personalizadas
Como os estudantes têm acesso a qualquer informação possível, certamente não existe a necessidade de repassar o conhecimento “já digerido” ou um conteúdo “único e padrão” para a classe. Já que os estudantes têm personalidades, objetivos e necessidades diferentes, oferecer instruções personalizadas não é só possível, mas também desejável. Quando estudantes são permitidos a fazer suas próprias escolhas, eles detém seu aprendizado, aumentando intrinsecamente a motivação e esforçando-se mais — uma receita ideal para melhores resultados de aprendizado!
Estudantes como produtores
Os estudantes de hoje em dia tem as melhores e mais atualizadas ferramentas e, mesmo assim, a utilização em muitos casos raramente ultrapassa a comunicação com familiares e amigos via chat, mensagens ou ligações. Mesmo que os estudantes sejam vistos agora como nativos digitais, muitos estão distantes de produzir algum conteúdo digital. Enquanto eles possuem dispositivos caros com capacidade para produzir blogs, infográficos, livros, vídeos “how-to” e tutoriais, para nomear somente algumas possibilidades, em muitas salas de aula ainda é solicitado que esses dispositivos sejam desligados para que trabalhem com papeis e apostilas. Infelizmente, frequentemente esses papeis são simplesmente jogados fora depois de avaliados. Muitos estudantes nem ao menos querem fazê-los, muito menos guardá-los ou devolvê-los. Quando é dada uma chance, os estudantes podem produzir blogs maravilhosos e criativos, filmes ou histórias digitais que façam com que eles se sintam orgulhosos e queiram compartilhar com os outros.
Aprender novas tecnologias
Com o objetivo de estar capacitado para oferecer opções aos estudantes, ter experiência e conhecimento será útil. Como a tecnologia continua se desenvolvendo, aprender uma ferramenta não é mais uma opção. A boa notícia é que as novas tecnologias são novas tanto para os iniciantes quanto para os professores experientes, então todos podem seguir juntos! Eu me inscrevi no site www.lynda.com, que tem muitos recursos para aprendizado de novas tecnologias.
Entre na onda da globalização
As ferramentas de hoje em dia permitem aprender em primeira mão sobre outros países e pessoas. Claro, livros ainda são suficientes mas, ainda assim, não existe nada como aprender idiomas, culturas e habilidades de comunicação a partir de conversas com pessoas de outras partes do mundo.
Go to the profile of Ana Carolina MagalhãesAna Carolina MagalhãesFollow
Go to the profile of Ana Carolina Magalhães
Ana Carolina Magalhães
1 day ago8 min read
15 Características de um Professor do Século XXI
Texto original: 15 Characteristics of a 21st-Century Teacher de Tsisana Palmer, traduzido por Ana Carolina Magalhães.
Avanços tecnológicos recentes afetaram muitas áreas de nossas vidas: na forma como nos comunicamos, colaboramos, aprendemos e, claro, ensinamos. Com isso, esses avanços precisaram de uma expansão em nosso vocabulário, produzindo definições como nativos digitais, imigrantes digitais e o destaque neste texto — “o professor do século 21”.
Enquanto escrevo, estou tentando recordar se alguma vez já ouvi frases como “o professor do século 20” ou “o professor do século 19”. Uma pesquisa rápida no Google me afirma que não existe uma combinação de palavras como essas. Mudar o “20” para “21” traz diferentes resultados: a escola do século 21, a educação do século 21, o professor do século 21, as habilidades do século 21 — estão todas lá! Então, eu pesquisei por hashtags no Twitter e livros na Amazon e os resultados foram os mesmos; nada para “professor do século 20” enquanto muitos resultados para “21”: #teacher21, #21stcenturyskills, #21stCTeaching; e nada de livros com títulos contendo “século 20”, enquanto encontrei alguns como “aprendizado e ensino no século 21”.
Obviamente, ensinar no século 21 é um fenômeno totalmente diferente; nunca antes foi possível que o aprendizado acontecesse da forma como ocorre hoje — em todos os lugares, a todo momento, em qualquer tópico possível, auxiliando qualquer estilo de aprendizado ou preferência. Mas o que realmente significa ser um professor do século 21?
Abaixo estão 15 características deste profissional:
Salas de aula focadas no aluno e instruções personalizadas
Como os estudantes têm acesso a qualquer informação possível, certamente não existe a necessidade de repassar o conhecimento “já digerido” ou um conteúdo “único e padrão” para a classe. Já que os estudantes têm personalidades, objetivos e necessidades diferentes, oferecer instruções personalizadas não é só possível, mas também desejável. Quando estudantes são permitidos a fazer suas próprias escolhas, eles detém seu aprendizado, aumentando intrinsecamente a motivação e esforçando-se mais — uma receita ideal para melhores resultados de aprendizado!
Estudantes como produtores
Os estudantes de hoje em dia tem as melhores e mais atualizadas ferramentas e, mesmo assim, a utilização em muitos casos raramente ultrapassa a comunicação com familiares e amigos via chat, mensagens ou ligações. Mesmo que os estudantes sejam vistos agora como nativos digitais, muitos estão distantes de produzir algum conteúdo digital. Enquanto eles possuem dispositivos caros com capacidade para produzir blogs, infográficos, livros, vídeos “how-to” e tutoriais, para nomear somente algumas possibilidades, em muitas salas de aula ainda é solicitado que esses dispositivos sejam desligados para que trabalhem com papeis e apostilas. Infelizmente, frequentemente esses papeis são simplesmente jogados fora depois de avaliados. Muitos estudantes nem ao menos querem fazê-los, muito menos guardá-los ou devolvê-los. Quando é dada uma chance, os estudantes podem produzir blogs maravilhosos e criativos, filmes ou histórias digitais que façam com que eles se sintam orgulhosos e queiram compartilhar com os outros.
Aprender novas tecnologias
Com o objetivo de estar capacitado para oferecer opções aos estudantes, ter experiência e conhecimento será útil. Como a tecnologia continua se desenvolvendo, aprender uma ferramenta não é mais uma opção. A boa notícia é que as novas tecnologias são novas tanto para os iniciantes quanto para os professores experientes, então todos podem seguir juntos! Eu me inscrevi no site www.lynda.com, que tem muitos recursos para aprendizado de novas tecnologias.
Entre na onda da globalização
As ferramentas de hoje em dia permitem aprender em primeira mão sobre outros países e pessoas. Claro, livros ainda são suficientes mas, ainda assim, não existe nada como aprender idiomas, culturas e habilidades de comunicação a partir de conversas com pessoas de outras partes do mundo.
É vergonhoso que todas essas ferramentas estejam disponíveis e nós ainda aprendamos sobre outras culturas, pessoas e eventos através da mídia. Ensinar os alunos a como usar essas ferramentas para “visitar” qualquer canto deste Planeta nos fará, esperançosamente, mais qualificados e simpáticos
Seja inteligente e use smartphones
Mais uma vez — quando estudantes são encorajados a enxergarem seus dispositivos como ferramentas valiosas que apoiam o conhecimento (e não como distrações), eles começam a usá-los como devem. Eu me lembro dos meus primeiros anos ensinando, quando eu não permitia celulares na aula e tentava explicar cada nova palavra de um vocabulário ou responder a uma questão — algo que eu nunca nem pensaria em fazer hoje em dia!
Eu aprendi que estudantes diferentes tem necessidades diferentes quando falamos de ajuda com novos vocabulários e perguntas; portanto, não é preciso desperdiçar tempo e explicar algo que talvez um ou dois estudantes se beneficiariam. Ao invés disso, ensinar estudantes a serem independentes e a saberem como encontrar as respostas que eles precisam fazem da sala de aula um ambiente totalmente diferente!
Eu vi mudanças positivas desde que comecei a enxergar os dispositivos dos estudantes como ajudantes muito úteis. Em fato, algumas vezes eu mesmo respondo dizendo “Eu não sei — use o Google e nos diga!” Repare a diferença na reação deles e em seus resultados!
Blog
Eu escrevi sobre a importância dos blogs de estudantes e de professores. Mesmo os meus alunos iniciantes de Inglês podiam ver o valor de escrever para um público real e de estabelecerem suas presenças digitais. “To blog or not to blog” não deveria ser mais uma indagação!
Go Digital!
Outra coisa muito importante é eliminar o papel — organizar os recursos de ensino, as atividades em seu próprio website e integrar a tecnologia traz a experiencia de aprendizagem dos estudantes em um nível diferente. Compartilhar links e oferecer discussões digitais em contraste com o fluxo de papéis constantes permite que estudantes acessem e compartilhem recursos de uma forma mais organizada.
Conecte-se
Conecte-se com indivíduos que pensam como você. Novamente, as ferramente de hoje em dia permitem nos conectar com qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora. Tem uma pergunta para algum expert ou colega? Simplesmente conecte-se via mídias sociais: siga, junte-se, pergunte ou diga!
Aprendizagem baseada em projetos
Como os estudantes de hoje em dia têm acesso a recursos autênticos na web, experts em qualquer lugar do mundo e curiosos aprendendo sobre os mesmos assuntos em algum outro lugar, ensinar com livros é muito “século 20” (esta lista ainda não estava disponível). Os estudantes de hoje em dia deveriam desenvolver suas próprias questões, conduzir suas próprias pesquisas, entrar em contato com experts e criar projetos finais para compartilhar com os outros utilizando os dispositivos que estão ao seu alcance. Tudo que eles precisam de um professor é orientação!
Continue aprendendo
Como novas formas e tecnologias emergem a cada minuto, aprender e adaptar é essencial. A boa notícia: é divertido, e mesmo 20 minutos por dia levarão você muito mais longe do que imagina!
TEXTO ORIGINAL: 15 CHARACTERISTICS OF A 21 ST - CENTURY TEACHER DE TSIANA PALMER, TRADUZIDO POR ANA CAROLINA MAGALHÃES.
ESSE TEXTO FOI UMA SUPER DICA DO MEU EX-ALUNO VICTOR LYMBEROPOULOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário